• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Confinamento free-stall possibilita maiores ganhos na produção leiteira em Minas Gerais


Sexta-feira, 20 de junho de 2014 - 09h29

O estado de Minas Gerais tem a principal bacia leiteira do país e responde por 27,5% do total produzido, quase nove milhões de litros, segundo dados o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O volume de produção e a qualidade do produto estão entre os principais objetivos da pecuária leiteira mineira. Em períodos de oscilação de preço, os produtores investem em técnicas de confinamento para aumentar a produtividade.


Uma fazenda em Iraí, no interior de Belo Horizonte, produz 7,20 mil litros de leite diariamente. O produtor Odinei Pires Cenci tem 292 vacas da raça holandesa e utiliza o confinamento chamado free-stall - baia livre. Em um galpão coberto, com ventiladores, cada animal tem uma cama feita de borracha com serragem. A vaca se levanta apenas para se alimentar, passa o restante do dia deitada só sai do local para ser ordenhada. A família Cenci investe na produção de leite há sete anos, e decidiu investir nessa modalidade de confinamento para aumentar a produtividade e alternativa para continuar no ramo.


- Se não tivesse feito esse tipo de investimento atual teria parado de produzir. Antigamente tinha muito problema de barro com o gado porque era semiconfinamento. Hoje, como o free-stall facilita o manejo, aumentou a produtividade, tem menos gasto com medicação. Dá para pagar os custos, mas o investimento em qualidade de leite teria que o produto ser mais valorizado - diz o produtor.


Entidades ligadas ao setor avaliam que a bacia leiteira vem crescendo em produção e qualidade. Nos últimos 10 anos foi registrada uma taxa de crescimento anual de 3,9% no volume do produto, de acordo com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do estado.


Fatores como seleção do rebanho leiteiro, alimentação e sanidade direcionam a produção do leite com qualidade. A oscilação no preço é o que mais preocupa: se de um lado existem produtores preparados com tecnologia de ponta, do outro, estão aqueles que necessitam de mais incentivo financeiro.


- A qualidade melhorou muito, a questão do resfriamento do leite está bem divulgada, a conscientização dos produtores está evoluída, quanto a preços está muito heterogêneo, tem gente que recebe mais, outros que trabalham com benefício pela qualidade. A produtividade tem aumentado e as tecnologias estão mais acessíveis, tem melhoramento de genética e a cadeia toda se profissionalizou mais - salienta o coordenador operacional do Programa de Melhoramento do Gir Leiteiro, André Rabelo.


A relevância do setor para a economia também pode ser verificada através dos números. Em 2003, Minas Gerais produziu 6,30 milhões litros. Em 2012 foram 8,90 milhões litros de leite, conforme dados do IBGE.


Fonte: Canal Rural. 18 de junho de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja